Artigos

Precisando decorar a sua casa? Comece com a escolha do seu estilo preferido

foto Brooklyn adriatica incorporadora destaque site_4

Você está de casa nova e precisa decidir como decorar os espaços, ou só quer dar uma renovada nos ambientes da sua casa? Às vezes, esse momento pode parecer estressante, já que são muitas as opções de estilo para escolher.

 Mas a melhor maneira de começar é escolhendo o seu estilo de decoração preferido. Ao selecionar algumas inspirações, pode ficar mais fácil decidir o que combina mais com o seu gosto pessoal e com as possibilidades do seu espaço.  

Para dar uma ajudinha, reunimos alguns dos principais estilos de decoração usados como inspiração para montar diferentes ambientes. Continue lendo para conferir!

Clássico ou Tradicional

Este estilo geralmente é atemporal, usando cores tradicionais e móveis clássicos para montar uma decoração convidativa. É importante não confundir com coisas antiquadas ou antigas, mas ter em mente que é possível combinar móveis clássicos com peças novas e modernas, criando um ambiente único e aconchegante.

Uma dica é usar texturas em tecidos e apostar nos detalhes, mas sem misturar muitas cores diferentes. Mesmo que os seus móveis sejam antigos, harmonizá-los com cores claras ou tons neutros pode ajudar a criar um ambiente mais limpo e charmoso.

Contemporâneo ou Moderno

Nos estilos moderno ou contemporâneo, entram em cena alguns materiais mais atuais como metais tipo aço, espelhos, plástico, etc., e o que mais importa é a funcionalidade dos móveis. Ou seja, normalmente a decoração é simples e neutra, baseando-se mais no que é necessário ou útil, além do que é bonito. Móveis com desenhos únicos, formas geométricas ou curvas suaves também são bastante usados.

A principal diferença do modelo contemporâneo para o moderno, neste caso, é o uso das cores. Na decoração moderna, usam-se cores naturais de metal, ou outros tons neutros. Já na decoração contemporânea, ressaltam combinações de cores mais fortes.

Rústico

 A decoração rústica envolve muito uso de madeiras, tijolos à vista e tons terrosos. Tem a ver com tudo o que lembra o campo e os materiais que vêm da terra. Também pode ser misturado com objetos de palha, couros e tecidos com textura.

O rústico também remete à história e aos móveis antigos, mas não por isso você precisa usar decorações velhas. É importante escolher itens que tenham significado para você, e também tragam sensação de conforto e aconchego.

Tropical

 Se você quer ter uma sensação mais fresca e natural dentro de casa, a decoração tropical pode ser uma boa opção. Este estilo é marcado pelo uso de cores fortes como amarelos, laranjas, azuis, verdes, além de branco ou marrom. Também vale usar estampas, muitas plantas e objetos de madeira e de palha. A ideia é lembrar a natureza, trazendo uma sensação de aconchego e alegria.

Industrial

Neste estilo predominam os materiais simples e até reutilizados como metais ou madeiras de demolição, tijolos à vista, tubulações aparentes, paredes ou pisos de cimento queimado, etc. O nome Industrial lembra móveis simples e funcionais, normalmente usados em indústrias e empresas, portanto é legal misturar esse tipo de objetos nesse estilo de decoração.

Também é comum o uso de cores escuras como preto ou cinzas, combinadas com alguma cor vibrante. É uma decoração mais clean, baseada nos diferentes materiais usados na sua composição.

Asiático

Este estilo é uma mistura inspirada nas culturas de países asiáticos, como Japão e China. É uma decoração minimalista, com cores marcantes e diferentes texturas que lembram a natureza como bambu, vime, pedras, entre outras.

Outra tendência é a mistura de estilos, como o Japandi, que já mostramos neste post anterior no nosso blog.

Egípcio ou Marroquino

Essa decoração é mais exótica, mas muito bonita se bem combinada. A ideia aqui é lembrar das civilizações antigas através de objetos que podem parecer verdadeiras relíquias. O uso de tapetes, almofadas e estampas coloridas com temática de povos antigos ajuda a trazer um pouco mais desta sensação ao ambiente. 

Escandinavo

Este estilo já é considerado um clássico da decoração. A ideia aqui é lembrar dos países nórdicos da Europa através do uso de madeiras claras e tecidos, criando ambientes aconchegantes. Nos móveis prevalecem as linhas retas e cores neutras, combinados com mantas, almofadas e tapetes em tecidos encorpados. Também é legal adicionar plantas.

Estilo minimalista

No estilo minimalista, a ideia é utilizar o mínimo de objetos para criar ambientes abertos, limpos e bem funcionais. Portanto, é legal escolher móveis marcantes e bonitos, mas com um desenho simples, já que não haverá muita decoração ao redor. As cores usadas são neutras, como madeiras claras, e é ideal ter uma iluminação mais natural.

Conclusão 

E aí, já conseguiu ter uma ideia do que você mais gosta para começar a montar a sua própria decoração? Estes são só alguns dos principais estilos de decoração disponíveis, já que este é um universo de muitas possibilidades! 

Vale lembrar que você também pode misturar estilos, desde que o seu espaço não fique muito saturado. Afinal, o mais importante é criar ambientes confortáveis e aconchegantes para o seu dia a dia! 

Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos e siga a Adriática no Facebook para ver mais informações de estilo de vida e decoração. 

Surpreendente em tudo