Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para sua casa: Cadeiras icônicas do design

Cadeira Wassily 

Criação: 1925 – Marcel Breuer. 

Criada em 1925 a Wassily virou um ícone do design de móveis, ela se tornou também um símbolo do modernismo da década de 20. Inicialmente foi chamada de Modelo B3, ela foi desenvolvida pelo designer Marcel Breuer, que ocupava um cargo de chefia na escola de design Bauhaus.

Foi uma cadeira inovadora para a época e faz sucesso até hoje na casa dos apreciadores do design. Os primeiros modelos tinham o acento e o encosto em lona nas cores preta. Mais tarde, o designer substitui a lona por couro preto tornando o produto ainda mais luxuoso. A Knoll comprou os direitos de fabricar a cadeira em 1968, e mesmo passados todo esse tempo esse é um modelo que continua atemporal e elegante até hoje.

Cadeira DSW Eames

Criação: 1950: Charles Eames e Ray Eames.

As Cadeiras Eames são muito famosas em design de interiores e decoração, virou a queridinha de arquitetos e designers, e é muito comum vê-las nos projetos. Elas foram criadas pelo casal de designers Ray e Charles Eames. Uma das primeiras peças dessa coleção foi fabricada em 1948 para uma competição do MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque). Inicialmente as Cadeiras Eames tinha apenas três cores: bege, cinza e marrom. Depois outras cores foram incorporadas à marca e hoje podem ser encontradas até 14 cores diferentes e até em tom transparente. Essas últimas são as mais procuradas. 

Cadeira Barcelona

Criação: 1929 – Ludwig Mies van der Rohe e Lilly Reich.

Sofisticado, prático e funcional, são as palavras que definem o trabalho do arquiteto alemão Ludwing Mies van der Rohe. Foi professor da Bauhaus de 1930 a 1933 e teve como referência em seus principais trabalhos o racionalismo e as formas geométricas.

A Cadeira Barcelona foi desenhada por Mies Van der Rohe e Lilly Reich para o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona de 1929. Até hoje, é uma das cadeiras mais apreciadas por designers. A cadeira Barcelona continua sendo uma das principais escolhas para saguões de escritórios corporativos e residências de alto padrão em todo o mundo. Ela faz parte de um projeto completo de design de interior, composta por mesas, bancos e outros mobiliários.

Poltrona Lounge Chair

Criação: 1956 – Charles Eames e Ray Eames.

No final dos anos 40 foi criada a famosa Poltrona Lounge Charles Eames com Puff. Com acabamento impecável a Poltrona Lounge Charles Eames conta com assento, encosto e apoio de cabeça em espuma de alto conforto. É muito utilizada na sala de estar, escritórios, sala de reunião e ambientes contemporâneos.

Lançada em 1956, essa foi a primeira poltrona concebida pelo casal Eames, que se dedicaram em pensar no alto conforto e a usabilidade de suas peças. Mas além de confortável, essa poltrona se destaca pelo seu design, que inspirou inúmeras criações posteriores de diversos outros designers, permanecendo moderna e popular até os dias de hoje. Ela ocupa hoje o seu espaço na coleção permanente do Moma, em Nova York.

Rolar para cima