Artigos

Varandas verdes para apartamento

foto hanami incorporadora destaque site 1

Atualmente com a correria diária e a nossa ligação cada vez maior com os elementos das grandes cidades, acabamos nos afastando do ambiente da natureza e das sensações que ela nos oferece. E será que é possível viver em uma zona urbana e, ao mesmo tempo, estar em contato com o verde? A varanda do nosso apartamento é uma excelente oportunidade para criar esse clima tão especial.

Por meio da decoração e arquitetura conseguimos trazer a natureza de alguma forma para dentro de nossas casas para desfrutarmos de seus benefícios. E cada vez mais arquitetos, urbanistas e paisagistas, têm dado atenção a espaços aproximando os moradores do verde. Com o planejamento ideal, criar um jardim dentro do próprio apartamento é sempre uma ótima ideia.

Podemos começar pensando nos revestimentos de parede e chão, eles fazem toda a diferença na hora de criar uma varanda verde. É a base para transformar o espaço em algo mais natural e ainda harmonizar com as plantas presentes. Piso em madeira ou cerâmica esverdeada podem oferecer um toque a mais de aconchego, mas nada impede de construir uma linda varanda verde sob piso em porcelanato. 

varanda site adriatica

Invista nas plantas certas

É sempre muito válido consultar um profissional de jardinagem que irá te indicar as melhores plantas para o seu ambiente. Ele levará em consideração a posição do sol que bate no ambiente, o tamanho do espaço físico e o estilo de vida do morador. Sem dúvidas são os melhores profissionais para ajudar a criar a varanda verde perfeita. Sempre vale a pena priorizar pela escolha de plantas que se adaptem ao ambiente. Algumas que são muito recomendadas: ficus, cróton e moreia, além de trepadeiras como bougainville e alamanda.

Plantas suspensas podem criar uma atmosfera ainda mais encantadora. Aproveite para instalar prateleiras ou vasos fixados nas grades ou pendurados no teto. Que tal uma pequena horta? Quem tem crianças em casa, a criação de uma hortinha pode ajudar no incentivo de uma alimentação mais saudável, além do contato com a terra. Ervas como hortelã, cebolinha e manjericão são ótimas opções. Uma coisa é certa: a área verde é ideal para relaxar depois de um dia inteiro de trabalho ou de tarefas do dia a dia.

varanda site adriatica
varanda site adriatica

Varanda de estar ou gourmet? Não importa. Os dois estilos podem virar espaços verdes incríveis. Além das opções de materiais para a composição da varanda verde, nada como utilizar a própria natureza para garantir o tom ao espaço. Outras espécies que garantem cor e movimento: samambaias, trepadeiras, planta mosaico, hera-sueca e peperômia também são indicadas, uma vez que o verde das próprias plantas garante a cor à varanda.

Utilize outras cores para criar harmonia com o verde, como o azul, marrom, bege, amarelo, branco ou preto. Pode ser em forma de objetos decorativos, almofadas, cachepôs e até tapetes. Móveis como cadeiras, bancos, poltronas e espreguiçadeiras em madeira também conferem o ar acolhedor que tanto precisamos nos dias atuais. Se quiser mais verde nos móveis, os tons de mais indicados são o musgo, militar ou oliva.

Aproxime-se da natureza com a sua varanda verde!

Para mais dicas de decoração e estilo de vida, siga o Instagram da Construtora Adriática.

 

Surpreendente em tudo