Artigos

Veja essas dicas para manter a casa organizada e segura na quarentena

 

 

Com a quarentena do Covid-19, uma tecla que tem sido muito tocada é a da limpeza e higienização, já que é a principal forma de combater o vírus. Isso não vale apenas para o nosso corpo, mas também para o espaço onde habitamos. Manter a casa limpa e organizada é uma maneira de proteger a sua saúde e, também, um jeito para manter a mente saudável e ocupada durante estes dias de isolamento.

Ao ter uma casa bem arrumada, a energia circula de maneira mais fluída e você sentirá mais inspiração, tranquilidade e conforto dentro do seu próprio lar. É ótimo sentir-se assim, não é? Então, dá uma olhadinha nessas dicas que separamos para te ajudar a manter a casa organizada e segura durante a quarentena.

Primeiro, organize a entrada

A entrada da sua casa é o setor ao qual você deve dar mais atenção nesse momento, porque é a conexão do seu lar com o lado de fora. Inclusive, por causa do coronavirus é bom adaptar o espaço como um lugar de “desinfectação”, ou seja, onde você possa deixar seus sapatos, bolsa, chaves e demais objetos que trouxe da rua, antes de entrar em outros ambientes da sua casa.

Portanto, o ideal é colocar uma sapateira ou tapete logo na entrada para deixar ali os sapatos específicos que você e sua família usam para sair, além de um cabideiro ou ganchos de parede para pendurar bolsas e casacos. Deixe também uma caixinha organizada com utensílios de higiene como toalhas de papel, álcool gel, um spray com água e sabão e uma lixeira. Assim, logo ao chegar você poderá higienizar as mãos e as suas chaves, cartão de crédito, óculos de sol, entre outros utensílios que tenha usado na rua.

Limpe este setor pelo menos uma vez ao dia, passando desinfetante ou uma mistura de água com sabão em todas as superfícies, maçanetas e chão. Dentro do possível, seria ideal trocar de roupa imediatamente, deixando as peças usadas para sair em um lugar separado na lavanderia.

Divida a organização de acordo com a sua necessidade

É importante setorizar a sua casa e começar a organizar por partes. Primeiro para que seja mais fácil notar um avanço neste seu trabalho, e segundo porque assim você poderá dividir melhor a organização em diferentes dias, fazendo que seja menos cansativo e mais prazeroso.

Por exemplo, é legal começar pela cozinha, que com certeza é um dos ambientes mais habitados da casa durante a quarentena. Reorganize desde talheres até os seus conjuntos de louça e panelas. Deixe mais acessível aquilo que você usa com mais frequência no dia a dia, e nos lugares mais difíceis de alcançar você pode guardar os utensílios utilizados apenas em momentos especiais.

Separe na cozinha também uma bancada ou espaço dedicado apenas às compras que vêm da rua, e deixe essa superfície sempre bem limpa. Use esse lugar para colocar as sacolas e pacotes que também deverão ser higienizados, incluindo as frutas e verduras que, idealmente, devem ser lavados com água e sabão antes de guardá-los.

Logo, você pode seguir para os quartos ou banheiros. Evite tirar todas as roupas do guarda-roupa de uma só vez, porque ver uma montanha em cima da cama pode ser desanimador. Ao invés disso, vá reorganizando por prateleiras e, se possível, pendure mais peças em cabides para evitar dobrá-las. Se for dobrar, tente fazer de um jeito padrão, para que o guarda-roupa se veja bem organizado com todas as pilhas de roupas do mesmo tamanho.

Aproveite esse momento para escolher entre as suas peças o que é possível doar, o que você precisa levar para a costureira, e o que não dá para mais ninguém usar (estas, reaproveite para outras utilidades ou jogue fora mesmo). Na reorganização, siga a mesma lógica da cozinha: deixe mais à mão o que você mais usa, e claro, considere as temporadas de inverno ou verão para fazer isso.

Para ir vendo o progresso do seu trabalho, é legal tirar fotos do antes e depois e logo comparar. Isso vai trazer uma sensação de satisfação e você se sentirá com ainda mais motivação para continuar!

Em espaços como banheiro e cozinha, você também pode criar etiquetas bonitas para especificar onde cada coisa deve ser guardada. Assim, sua família também pode ajudar a manter a organização de um jeito muito mais fácil.

Tenha em mente também que uma casa tem vida, e é normal que as coisas saiam um pouco do lugar. A organização não deve ser uma cobrança, mas sim uma maneira de sentir mais prazer e alegria no seu cantinho!

Aproveite para incluir uns toques de decoração

Mesmo tendo que adaptar um pouco a sua casa para a segurança da sua família, isso não quer dizer que tenha que ficar sem graça, não é mesmo? Aproveite o tempo extra que você terá durante o isolamento para dar asas à sua inspiração.

Por exemplo, o cabideiro ou ganchos de parede para a entrada da casa podem ser escolhidos conforme o seu gosto. Um cabideiro bonito, de madeira ou até de metal, pode dar um toque de estilo logo na recepção do seu lar. Também há ideias interessantes para colocar ganchos, e é importante pendurar os casacos e bolsas de forma bem organizada.

Já para os demais ambientes da casa, agora que você pode ter mais tempo poderá aproveitar para ir experimentando diferentes formas de colocar os móveis e decoração até encontrar o jeito mais confortável. Para dar uma cara diferente sem ter que fazer grandes mudanças, você pode tentar trocar um tapete ou adicionar plantas (cuidar de plantinhas também é uma oportunidade de distração e ajuda a liberar o estresse do dia a dia).

Outra ideia é pintar as paredes ou o teto! Às vezes só um toque de cor ou uma renovação no ambiente fazem toda a diferença.

Conclusão

Para manter sua casa organizada e segura contra o vírus, procure fazer uma limpeza nos espaços mais habitados ao menos uma vez por dia, e abra as janelas para permitir a ventilação dos ambientes. Reserve também alguns minutos para devolver para o seu devido lugar todos os objetos utilizados que estejam espalhados pela casa.

Lembre-se sempre que a limpeza, higiene e organização são a melhor forma de lutar contra esta doença. No mais, aproveite que sua casa estará sempre impecável e relaxe-se!

Gostou dessas dicas? Curta a página da Adriática no Facebook para ver mais ideias de decoração para o seu lar. Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e inspirar também os seus amigos.  

Surpreendente em tudo