Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

5 ideias de ambientes para fazer em casa na quarentena

A crise atual nos obrigou a buscar um novo jeito de viver, existir e morar. A valorização do ambiente da casa e dos momentos de lazer foi uma das transformações que aconteceram no nosso dia a dia. A busca por um tempo de relaxamento e lazer aumentou, afinal, todos precisamos encontrar momentos mais leves para passar por essa fase, seja sozinho ou em família.

Com a suspensão da aulas, comércios, restaurantes e parques fechados, esses momentos de estudo, lazer e relaxamento se concentraram todos no ambiente de casa. E muita gente precisou adaptar seus espaços seja para transformar em um home office agradável, um cantinho de exercícios, leitura ou estudos para as crianças. Os momentos de concentração individual são preciosos e nos mantém produtivos mesmo na quarentena.

É fundamental manter a saúde mental encontrar formas de entretenimento que vão além da televisão ou celular. Ouvir música com calma, ler, meditar, desenhar, escrever livremente. Essas são algumas ideias do que fazer nesse momento em que estamos para aliviar o stress. Separamos algumas inspirações de espaços e ambientes que podem ser montados ou adaptados aí na sua casa. Quem sabe ele não vira até seu canto preferido quando tudo isso passar?

Confira!

1 – Biblioteca em casa 

Ler, observar a arte, ouvir música e contar histórias. A estante de madeira leva um clima
rural para o ambiente, trazendo conforto e paz. Além dos livros, objetos
especiais, com significados para a família também pode ajudar a tornar o
ambiente ainda mais acolhedor. Aproveite para tirar da caixa aquela peça que
você trouxe de viagem e nunca usou. 

2 – Espaço da Yoga e Meditação

O resgate do prazer e a necessidade de parar e respirar fundo. Essa é a proposta desse espaço de meditação. Quem pratica yoga pode deixar por perto o tapete e outros objetos de apoio. Incensos, cristais, iluminação acolhedora e almofadas transformam qualquer canto em um lugar especial. Plantas naturais também confortam e trazem a natureza para perto.

3 – Pequeno ateliê 

Quem é fã de trabalhos manuais sabe como é importante ter seu próprio espaço para deixar a criatividade e o relaxamento fluírem. Costurar e bordar. Feita com contêiner e com ares de casinha rústica o espaço resguarda o ateliê. Um pequeno e confortável estar preenche o espaço, e chama a atenção pela simplicidade das cadeiras de serralheria artesanal. O lugar ativa a criatividade com aconchego e intimismo.

4 – Galeria de arte em casa

Com museus fechados a gente sabe como a arte faz falta. Que tal trazer isso para dentro de casa? Reúna aqueles quadros que podem estar guardados, encontre um artista local da sua cidade e compre suas obras, até mesmo como forma de contribuir com a economia local. Separe até mesmo desenhos das crianças. E crie a sua própria galeria personalizada para ser admirada sempre que passar por ela. A arte nos inspira, e nesse momento difícil ela é ainda mais essencial. 

5 – Espaço Kids

Crianças ficam entediadas facilmente, talvez não tenha mais tanta graça brincar no quarto devido ao tempo que estamos em casa. A ideia é criar um espaço kids em outro ambiente da casa para a brincadeira ganhar nova forma. Pode ser temporário, um cantinho da varanda ou naquele cômodo que está sem uso. Entreter as crianças virou um desafio para os pais nessa quarentena, e um espaço kids pode ajudar a criar novos momentos para elas. 

Rolar para cima