Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que são as Green Building?

Já ouviu falar em Green Building? É um edifício ou ambiente que é construído pensado na sustentabilidade social, ambiental e econômica. E isso é planejado desde a sua concepção e construção, e continua valendo durante a toda a sua operação. O objetivo também é melhorar a qualidade de vida dos moradores ou ocupantes e esse tipo de construção está cada vez mais deixando de ser algo do futuro para um tipo de projeto padronizado para as próximas gerações.

Essas edificações são planejadas com uma estrutura e um processo ambientalmente responsável. Tudo é analisado: processo de concepção, construção, manutenção, operação, renovação e até desconstrução, quando ele volta pra sociedade após sua vida útil. E claro, precisa ter as funções básicas de um prédio como conforto, qualidade e utilidade. 

 

Um Green Building deve priorizar sistemas construtivos que evitem a geração de resíduos, além de escolher materiais certificados ou que comprovadamente apresentem bom desempenho ambiental, sejam duráveis e recicláveis. E os benefícios? São inúmeros! A extração de recursos naturais é reduzida, é feito um consumo consciente de água e energia e são utilizados tecnologias, materiais e revestimentos de baixo impacto ambiental. 

Sem falar da melhora na segurança da saúde dos ocupantes e no aumento da conscientização socioambiental da comunidade.  Hoje em dia, todos procuram bem-estar, e ele pode começar pelo próprio prédio em que se mora ou trabalha. Muito tem se falado em gerar menos poluição e devido aos avanços tecnológicos e conhecimento do ser humano, isso está sendo possível até mesmo nos empreendimentos. Aos poucos, diversas empresas já estão se adaptando a essa exigência de mercado e investindo em construções cada vez mais sustentáveis. 

 
Rolar para cima