Artigos

Inspirações para uma paleta monocromática

A decoração monocromática tem os amantes mais dedicados. Encontrar móveis, objetos, revestimentos e tecidos dentro de uma mesma paleta pode ser um desafio, mas o resultado é sofisticado, moderno e de muita personalidade. Uma das maneiras mais incríveis de se criar uma decoração de impacto é apostar em um ambiente todo da mesma cor. O efeito monocromático tem um conceito forte e uma pitada de dramaticidade, e o segredo é utilizar nuances levemente diferentes e apostar em texturas.

A pergunta mais difícil de ser respondida ao iniciar seu projeto é: Qual cor usar? É importante que a escolha de tons para compor a decoração monocromática não se limite apenas a uma preferência estética ou tendência. Pesquise também sobre as sensações que ela transmite ao ambiente e veja se está dentro dos seus objetivos. Separamos alguns projetos para você se inspirar e, quem sabe, escolher a paleta monocromática para um cômodo da sua casa.

Tons frios

Ambientes que possuem cores frias têm efeito calmante, repousante e suave. Os tons claros das cores frias dão a sensação de paz, frescor. Em regiões mais quentes, é uma boa opção utilizar as cores frias, como o azul claro, por exemplo. É uma paleta que transmite segurança e estimula o lado mais racional.

 Tons quentes

As cores quentes são psicologicamente dinâmicas e estimulantes. Ambientes com essas cores sugerem movimento, excitação, atividade. Elas têm o poder de fazer com que os objetos pareçam maiores e levam mais criatividade e energia para o espaço.

Tons neutros 

O branco é o clássico tom clean. Oferece ao cômodo sensação de amplitude, claridade e pureza. Abuse das texturas diferentes para que o ambiente ganhe vida e conforto. O bege remete um clima rústico e elegante e permite combinações de várias nuances. O preto é sofisticado, de personalidade forte e transmite um ar contemporâneo.

Surpreendente em tudo