Artigos

Arquitetura para ambientes infantis

O grande desafio para montar um ambiente para as crianças é criar algo que seja a cara deles mas, principalmente, funcional e agradável para os pequenos. É sempre bom levar em consideração o fato de que eles crescem rápido e os gostos também mudam. Algumas soluções podem ajudar na hora de fazer as escolhas do projeto, sem deixar de lado o lúdico e estímulo à criatividade.

Que tal um quarto intermediário? Que não seja completamente infantil e nem adulto. O interessante dessa ideia é a possibilidade de reinventar o ambiente sem precisar de grandes reformas. A cor favorita do pequeno mudou? O personagem preferido agora é outro? Sem problemas! Os detalhes podem ficar por conta de brinquedos com cores vibrantes, adesivos nas paredes e outros objetos que podem ser facilmente trocados. 

É essencial também que esse tipo de projeto ofereça segurança e bem-estar. Por isso, escolha sempre móveis confortáveis e seguros. Independente da idade da criança, mesas de desenho ou estudos é sempre uma boa pedida. É um estímulo à criatividade e um apoio para quando começarem a levar atividades da escola para casa. Ter esse incentivo com um cantinho especial faz toda a diferença no desenvolvimento deles. 

A personalidade das crianças tem que estar no ambiente para que elas se sintam acolhidas e pertencentes ao espaço. Uma boa solução para levar a carinha deles para dentro do ambiente é a utilização de pôsteres. Pode ser com a letra inicial do nome do pequeno, o animalzinho preferido, a paisagem que ele mais gosta, e o melhor: você pode imprimir em casa e mandar emoldurar. Ou simplesmente pendurar de um jeito criativo!

Projetos de ambientes para crianças não precisam ser algo gigantesco. Muitas vezes as soluções mais simples são as que tornam o espaço acolhedor e cara dos pequenos. Com criatividade, sensibilidade e boas referências é possível ter um cantinho especial para que eles se sintam confortáveis, seguros e felizes. Assim, os momentos divertidos serão garantidos!

Surpreendente em tudo