Artigos

Sunken Living: retrô, aconchegante e sofisticado

Você já deve ter visto esse tipo de estrutura em alguns ambientes. Principalmente em decorações de época ou com inspiração retrô. O Sunken Living é uma estrutura de sala de estar em que o sofá fica “afundado” nela. O estilo teve seu auge por volta dos anos 1960 e 1970 e é um ótimo recurso arquitetônico para deixar a casa interessante e aproximar as pessoas.

A característica convidativa e intimista dos sunkens pode agradar tanto aqueles que gostam de receber em casa, quanto quem só quer um espaço mais aconchegante para relaxar. O desnível agrega personalidade ao ambiente por ser provocativo e diferente. Para quem está pensando em um projeto único e autêntico, selecionamos algumas imagens de inspiração.

É possível encontrar traços desse estilo em alguns hotéis da década de 1920. Era comum nos ambientes os sunkens arredondados com formas orgânicas. Os tecidos, como o veludo, eram combinados com acabamentos de madeira e cimento. Hoje em dia é muito possível ter um sunken moderno e sofisticado em casa. Alguns arquitetos brasileiros atuais continuam aplicando essa proposta e adaptando às preferências e gostos do cliente.

Aqui o sunken de forma arredondada foi colocado estrategicamente perto da lareira. Criando um espaço acolhedor e perfeito para dias frios. Impossível não se imaginar com os amigos em uma roda de conversa intimista e confortável. A elevação em madeira cria uma atmosfera rústica e ainda mais aconchegante.

Os sunkens ainda criam ilusão de mais espaço. Eles aumentam a distância entre o piso e o teto fazendo com que a sala pareça incrivelmente mais ampla. Instalar uma luminária é interessante para dar personalidade e preencher o ambiente. Com um bom projeto e planejamento é possível realizar o Sunken Living ideal para você. O resgate de referências das décadas passadas é tendência no mundo todo. Que tal sair do óbvio? Inspire-se!

Surpreendente em tudo